Som na Faixa

Som na Faixa

Inspirações / 02.11.2022 / Por Laury

Vamos lá!

Todos sabem que aqui nós somos aficcionados por design, ilustração, inovação, propaganda, marketing e negócios. Hoje era um dia que iria buscar uma frase inspiradora para criar um conteúdo, mas resolvi escrever.

Eu assisti a série SOM NA FAIXA que está disponível na Netflix. Ela conta o início do Spotify sob diversos aspectos e pontos de vista. Pelo que li a produção é baseada no romance Spotify Untold, escrito por Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud e não conta com os depoimentos dos fundadores. Uma espécie de biografia não autorizada e baseada em fatos reais, mas que nos ensinam muitas lições importantes.

TODA HISTÓRIA DE SUCESSO TEM MUITOS PONTOS DE VISTA

Os seis capítulos mostram o início da história do Spotify sob a ótica dos principais envolvidos. Uma história de sucesso não se constrói sozinha e existem diversos alavancas para se alcançar o topo.

01) A visão do criador Daniel EK
02) A indústria da música sob a ótica de Per Sundin, CEO da Sony Suécia.
03) O olhar jurídico de Petra Hansson, a advogada que tornou a empresa viável
04) A genialidade e valores de Andreas Ehn, o programador
05) A excentricidade e confiança do sócio Martin Lorentzon
06) E o ponto de vista do artista, aqui representada pela personagem Bobbi T

SINTA O AMBIENTE E APROVEITE A OPORTUNIDADE

O Spotify nasceu em meio a um turbulento momento da indústria musical que estava em profunda transformação, lutando contra pirataria e contra velhos costumes do seu mercado. Não estava preparada para uma grande mudança e muito dinheiro foi perdido para esta mudança.

Nem precisamos repetir que grandes mudanças acontecem em grandes momentos da história. E as grandes revoluções são aquelas que nem sabiamos que precisavamos. Eu vi o público em geral já satisfeito em baixar música de graça, seja da maneira que for, porém um visionário mudou a indústria com o "melhor player do mundo".

O IMPOSSÍVEL É LOGO ALI

O mundo estava mudando e o Spotify reuniu o melhor time para tornar o impossível factível. Tiveram que quebrar regras de internet, direitos entre outras burocracias para tornar possível ouvir música instantânea, a um clique de distância. Uma jukebox com toda música do mundo no seu bolso.

Aqui temos uma grande dose de visão, talento, coragem e confiança. Uma equipe plural, que sabia que estava mudando o mundo e aceitavam cada desafio, mesmo a contragosto, como uma oportunidade de testar todos os limites. É legal ver como um negócio vai se construindo e as mudanças de rumo que acontecem para um objetivo maior.

A VALORIZAÇÃO DA ARTE

Aqui vai uma visão de designer e músico. Em um capítulo, mostra a luta para os artistas serem valorizados. E que exposição não paga conta. Uma triste realidade e uma luta eterna para quem trabalha com o abstrato e o intangível. Uma semelhança melancólica com o design não acham?

O mercado fonográfico mudou, o mundo e a forma de consumo também, mas os vícios e monopólios continuam os mesmos. Mesmo um império e um mercado sendo contruído a partir da música, o músico ainda não é visto como um trabalhador essencial da sociedade.

POR FIM

Eu recomendo ver essa série. Aposto que a grande maioria aqui tem Spotify e sabemos que hoje é essencial na maneira de consumir música. E se você concorda com o que escrevi, ou tem uma visão diferente da minha, por favor, deixa nos comentários!

 

 

Esperamos que este post tenha te ajudado! :)

tenha seus favoritos em qualquer dispositivo, entenda

Assine o Mão de Vaca News e receba nosso conteúdo em primeira mão, de vaca.

Parceiros