BMW Motorrad Vision Next 100: conceito para 100 anos

BMW Motorrad Vision Next 100: conceito para 100 anos

Blog - Geral, Inspirações / 14.06.2017 / Por Diogo Santos

A BMW Motorrad Vision Next 100 é uma criação dos sonhos, um conceito sobre duas rodas com zero emissões, projetado para explorar as possibilidades de um motociclismo sem limites (ou capacetes). Revelada como mais um dos estábulos de explorações conceituais da montadora alemã - tudo com quase nenhuma probabilidade de produção - a Motorrad Vision Next 100 representa uma visão maior da BMW sobre o motociclismo daqui 100 anos.

Entendida como uma grande onda dobrada de fibra de carbono preto, o estilo belo e bruto da bicicleta é equilibrado pela intrincada elegância das linhas de varredura detalhando o comprimento da bicicleta, conferindo um impressionante movimento mesmo quando parada. Em suma, o design evoca a idéia da Wayne Enterprises Batcycle combinada com uma TRON Light Cycle, filtrada através de uma referência histórica do ano de 1923, a BMW R32, sua primeira moto.

Seguindo uma linha de desenvolvimento presente em tecnologias como VR e AR, designers da BMW imaginaram o deslocamento de todas as telas de informações da moto para uma viseira digital conectada sem fio, um acessório controlado pelos movimentos dos olhos da pessoa que estiver guiando. Considerando que uma motocicleta como esta convida à velocidade, os dados exibidos seriam limitados para não interferir na visibilidade, enquanto um sistema de reconhecimento de voz integrado ofereceria ao pilotos outra maneira de interagir com o sistema da Motorrad Vision Next 100.

Holger Hampf, chefe de UX no BMW Group, disse: "a moto tem toda a gama de dados conectados dos arredores e um conjunto de sistemas inteligentes que funcionam em segundo plano, de modo que ela saiba exatamente o que está por vir. Ao classificar os dados que reuniu, ela pode sugerir linhas e ângulos ideais, ou avisar o piloto sobre perigos futuros".

“Um ponto-chave com a BMW Motorrad Vision Next 100 foi garantir que a presença digital constante não prejudique a experiência de condução analógica. O visor e o conceito operacional funcionam tão sutilmente que o piloto pode desfrutar de uma experiência totalmente natural, confiando completamente na moto e desfrutando de total liberdade e facilidade. Como designers de interface, nosso trabalho é entregar a quantidade certa de informações certas no melhor momento e lugar possível." (Holger Hampf)

O visor de tela também funciona como um espelho retrovisor simulado.

Um design tão revolucionário não é apenas estético, mas se estende à forma como o veículo é montado, com um sistema Flexframe que ajusta todo o quadro; gire o guidão e todo o quadro muda de direção. A BMW afirma que este sistema não só mantém a máxima estabilidade, mas melhora a direção. E se isso não for suficiente para manter o piloto seguro, a inclusão de giroscópios para a estabilidade em uma parada oferece um seguro extra enquanto espera no semáforo, por exemplo.

Controle de tração, freios antibloqueio, assistência inicial e uma autocorreção adaptativa são todos integrados no que a BMW acredita que seria a motocicleta mais segura em movimento já feita. E isso é muito bom, porque todas as inclinações prometidas na Motorrad Vision Next 100 provocariam um único desejo: andar rápido.

Artigo original aqui.

Esperamos que este post tenha te ajudado! :)

tenha seus favoritos em qualquer dispositivo, entenda
Diogo Santos

Um gerente de projetos que também faz atendimento, e que aprecia aquele freela de criação de logotipo. Vejo o design como a integração entre estrutura e definições de interação com a experiência do usuário. E isso não acontece sem projeto e organização de processos - ao menos não com qualidade.

Assine o Mão de Vaca News e receba nosso conteúdo em primeira mão, de vaca.

Parceiros