5 Tendências e combinações tipográficas

5 Tendências e combinações tipográficas

Blog - Geral, Inspirações, Tipografias / 14.05.2017 / Por Diogo Santos

Seguidamente a gente corre pro Google Fonts para pesquisar uma font nova e gratuita, certo? E poder pesquisar por tendências e combinações, muitas vezes, é um facilitador. Considerando isso, o designer Abhishek Garg desenvolveu um projeto no qual tentou alcançar diferentes estilos de design de tipografia usando o Google Fonts, sendo estes estilos baseados em diferentes princípios de design. Segundo o designer, princípios de design são as idéias e elementos fundamentais aplicados para alcançar o sucesso do design.

1. Área de respiro (espaço em branco)

Este termo surgiu da prática do design gráfico, onde os processos de impressão geralmente usam papel branco. A área de respiro não deve ser considerada meramente um espaço vazio, mas sim um elemento importante no processo de design que permite que os objetos nele existam; O equilíbrio entre espaços positivos (ou não-brancos) e o uso de espaços negativos (brancos) é a chave para a composição estética. No entanto, o uso equivocado desse princípio pode fazer uma página parecer incompleta.

Escolhidas no Google Fonts: Montserrat e Lato

2. Simetria

Simetria em linguagem cotidiana refere-se a um senso de proporção e equilíbrio harmoniosos e belos. Na matemática, simetria tem uma definição mais precisa, que um objeto não varia a qualquer uma de várias transformações, incluindo reflexão, rotação ou escalonamento. Embora esses dois significados de simetria possam às vezes ser separados, eles possuem uma forte relação, e por isso foram considerados aqui.

Escolhidas no Google Fonts: Playfair Display e Open Sans

3. Contraste

Planejar um design consistente e com similaridades é um aspecto importante do trabalho de um designer para tornar visível seu ponto de vista. Quando uma semelhança é percebida em demasia, o produto fica entediante, mas a ausência dela faz com que elementos importantes não existam, e uma imagem sem contraste pode nem chamar a atenção. Logo, a chave para isso é encontrar o equilíbrio entre semelhança e contraste.
Escolhidas no Google Fonts: Oswald e Raleway
4. Regra dos Terços

A regra dos terços é uma "regra empírica" ou diretriz que se aplica ao processo de composição de imagens visuais, tais como design gráfico, filmes, pinturas e fotografias. A diretriz propõe que uma imagem deve ser imaginada como dividida em nove partes iguais por duas linhas horizontais igualmente espaçadas e duas linhas verticais igualmente espaçadas, e que importantes elementos devem ser colocados ao longo dessas linhas ou em suas interseções. Os defensores da técnica alegam que alinhar um alvo com esses pontos cria mais tensão, energia e interesse na composição do que simplesmente centralizar o objeto.

Escolhidas no Google Fonts: Oranienbaum e Neuton
5. Alinhamento

Alinhamento é o ato de manter os objetos de design em linha, não apenas verticalmente ou horizontalmente, mas através de qualquer plano linear. O alinhamento também pode ser feito respectivamente, como em situações onde um elemento de design é posicionado com relação a um outro elemento dentro do mesmo quadro.

Escolhidas no Google Fonts: Fjalla One e Prata

Esperamos que este post tenha te ajudado! :)

tenha seus favoritos em qualquer dispositivo, entenda
Diogo Santos

Um gerente de projetos que também faz atendimento, e que aprecia aquele freela de criação de logotipo. Vejo o design como a integração entre estrutura e definições de interação com a experiência do usuário. E isso não acontece sem projeto e organização de processos - ao menos não com qualidade.

Assine o Mão de Vaca News e receba nosso conteúdo em primeira mão, de vaca.

Parceiros