Tinta mais escura do mundo, Vantablack

Tinta mais escura do mundo, Vantablack

Blog - Geral, Dicas e Tutoriais, Novidades / 29.03.2017 / Por Matheus Telmo

Esta tinta é tão escura que dá um aspecto 2D aos objetos. Pode acreditar, não tem photoshop aqui!

A Vantablack foi desenvolvida em 2014 por cientistas britânicos, mas agora ela possui uma versão spray, que ao lançada sobre os objetos 3D, deixa-os com aspecto 2D, de tão escura que é. Segundo os cientistas, o grande diferencial dela está na sua capacidade de absorver a luz, cerca de 99,8% dos raios que são visíveis a olho nú, acabam retidos nela.



Sabemos que uma das maneiras do cérebro entender o volume dos objetos, é a disposição da luz sobre ele (que também gera a sombra do volume em questão), por isso, ao reter a luz, ela engana o nosso cérebro.

“Para entender o efeito, tente se imaginar andando em uma floresta em que as árvores tem 3 km de tamanho, ao invés dos 10 ou 20 metros usuais. É fácil ter uma ideia da quantidade de luz que chegaria até você – quase nenhuma”, explicam os pesquisadores da Surrey Nanosystems

Ela não será disponibilizada como qualquer outra tinta, afinal, já pensou um carro assim? Ia ser meio perigoso. Por enquanto ela foi enviada como amostra apenas para alguns museus e universidades. Veja mais fotos dela abaixo, ou aqui.

Esperamos que este post tenha te ajudado! :)

tenha seus favoritos em qualquer dispositivo, entenda
Matheus Telmo

Fundador do Designer Mão de Vaca. Acredito que o Design faz parte do cotidiano, que ele está em todos os lugares. Entendo também que nem todos possuem as mesmas oportunidades de aprender Design e descobrir novos recursos. E é por isto que o DMV existe: design de qualidade para todos!

Assine o Mão de Vaca News e receba nosso conteúdo em primeira mão, de vaca.

Parceiros