Como criar a Proporção Áurea + Modelo pronto

Como criar a Proporção Áurea + Modelo pronto

Artigos, Dicas e Tutoriais, Vetores e ícones / 20.03.2017 / Por Matheus Telmo

Antes de baixar este modelo pronto você precisa entender o básico de como criar a sua proporção áurea e sua relação com os elementos, para que você entenda melhor o que está projetando independente de onde aplicar: pode ser um cartaz, um logotipo, ou mesmo uma grid de layout. As seguintes diretrizes são as etapas para criar uma proporção áurea com um valor personalizado.

Definição de proporção áurea: Proporção áurea, número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.

Pequeno exemplo: Para construir a proporção áurea, escolha um número que será o comprimento do menor lado do retângulo. Por exemplo, digamos 500 pixels. Agora multiplique isso por 1.618. O resultado, 809 pixels, este é o comprimento do lado longo do retângulo. Portanto, um retângulo que é 500 pixels por 809 pixels é um retângulo "com proporção áurea".

Etapas para criar a sua proporção áurea:

1. Desenhe um retângulo e verifique o seu menor lado, neste caso é 100, vamos chamá-lo de lado A



2. Multiplique o lado A (100) por 1.618, neste caso teríamos 100 X 1.618 = 161.8.

161.8 será o maior lado do seu retângulo, vamos chamá-lo de lado B. Essas medidas serão a base para a sua proporção áurea.

3. Agora você vai criar um quadrado com a medida do maior lado do seu retângulo, lado B 161.8. Com este quadrado pronto, você ainda irá adicionar a altura do lado A (100) nele, para formar um outro retângulo.

Este retângulo terá as seguintes medidas: 

Altura: 261.8
Largura: 161.8

Para continuar replicando os quadrados e criar a sua proporção personalizada você pode criar quadrados adicionais com base no seu lado mais longo do seu retângulo, como mostrado na figura abaixo:

Altura: 261.8
Largura: 423.6


 



Exemplo:

Antes de replicar
Altura: 261.8
Largura: 161.8

Depois de replicar
Altura: 261.8
Largura: 423.6

Agora é só replicar quantas vezes achar necessário para o seu projeto!

Esperamos que este post tenha te ajudado! :)

tenha seus favoritos em qualquer dispositivo, entenda
Matheus Telmo

Fundador do Designer Mão de Vaca. Acredito que o Design faz parte do cotidiano, que ele está em todos os lugares. Entendo também que nem todos possuem as mesmas oportunidades de aprender Design e descobrir novos recursos. E é por isto que o DMV existe: design de qualidade para todos!

Assine o Mão de Vaca News e receba nosso conteúdo em primeira mão, de vaca.

Parceiros