Nomenclaturas Tipográficas

Nomenclaturas Tipográficas

Artigos, Dicas e Tutoriais / 01.01.2017 / Por Matheus Telmo

Às vezes nos perguntamos sobre a terminologia associada a algumas fontes, certo? Bom, é isso que nós vamos tentar deixar um pouco mais claro para você aqui. Vamos lá:

Dentro de cada família tipográfica existem alguns pesos (ou estilos):
Thin, Ligh, Regular, Medium, Semibold, Bold, Extrabold, Heavy, Black…



O peso geralmente é definido pela relação entre a espessura e a altura da fonte. Por exemplo, a espessura do estilo Regular normalmente fica entre 12% e 15% do valor da altura da própria tipografia. A Semibold fica entre 16% e 20% e a Bold normalmente possui 25%. Outros pesos são calculados desta mesma maneira; inclusive, em famílias tipográficas modernas, podem existir facilmente até 60 estilos, ou pesos.

Qual a diferença entre Book, Regular e Normal?

Normal é apenas outro rótulo para o estilo Regular. Cabe apenas ao designer ou ao estúdio que a tenha criado escolher esta nomenclatura. Já a nomenclatura Book é voltada para o estilo tipográfico da família que é dedicado a leitura. Este é um estilo que é especialmente legível, com um peso de fonte ligeiramente mais leve que o estilo Regular.



Itálico vs Oblíquo

Aqui a diferença da nomenclatura consiste na maneira em que cada uma foi criada. O rótulo Oblíquo se refere a tipografias que foram eletronicamente inclinadas, enquanto o estilo Itálico traz uma tipografia desenvolvida pelo próprio designer, e que por consequência disto, normalmente, apresenta caracteres especiais que se encaixam melhor.



Extended / Condensed vs Wide / Narrow

Essa relação segue o exemplo do Oblíquo e do Itálico. A Extended (mais larga) e a Condensed (menos larga) foram projetadas pelo criador da família tipográfica, já a Wide (mais larga) e a Narrow (menos larga) foram criadas automaticamente pelo computador. Como a imagem acima mostra, estas nomenclaturas referem-se a "largura" da família tipográfica desenvolvida pelo criador.



Grotesque vs Grotesk

Grotesque refere-se ao primeiro gênero de sans-serif que se originou no século 19. Grotesk é simplesmente a tradução alemã. Muitas destas famílias não apresentam letras minúsculas ou o estilo Itálico, uma vez que normalmente são projetadas para títulos e outros tipos de interação similares.



Por que algumas fontes tem a classificação Gothic no nome?

Ela normalmente não difere muito da Grotesque, mas costuma apresentar formas mais abertas e mais variações, inclusive das maiúsculas para as minúsculas.

O que Pro quer dizer?

A versão Pro apresenta um conjunto de caracteres Extended, e recursos Open Type. O Open Type pode incorporar uma extensão maior do conjunto de caracteres, o que dá suporte a várias linguagens num só arquivo e possibilita tratamentos tipográficos complexos de algumas linguagens, como ligaduras entre caracteres. O seu uso é recomendado quando é necessário abranger um certo idioma e uma tipografia mais detalhada; sua extensão é “.otf”.

O que significam as iniciais no começo dos nomes? URW, PT, P22, YWFT, TT, etc…

Essas iniciais geralmente representam o estúdio ou o designer que desenvolveu a fonte. Como muitas fontes têm o mesmo nome e muitos estúdios têm versões diferentes da mesma família, essas iniciais podem ajudar a identificar a origem dela. Por exemplo: Existem várias versões de Garamond no mercado, por isso existe a "URW Garamond," que identifica qual foi o criador daquela versão em questão.



Por que algumas fontes tem a classificação Mono no nome?

Isso diz que ele é uma fonte "monoespaçada", o que significa que cada letra tem a mesma largura horizontal.



O que significa humanist design?

Isto geralmente se refere a uma natureza "emocional", em que a fonte provavelmente é mais orgânica, viva e suave ao invés de ser linear. EX: A Humanist Sans Serif têm o verdadeiro Itálico, enquanto a Linear Sans Serif muitas vezes vêm com o Oblíquo.

Qualquer dúvida ou sugestão será super bem-vinda! Aproveite e veja a nossa coleção das 100 Melhoras Tipografias Grátis.

Esperamos que este post tenha te ajudado! :)

tenha seus favoritos em qualquer dispositivo, entenda
Matheus Telmo

Fundador do Designer Mão de Vaca. Acredito que o Design faz parte do cotidiano, que ele está em todos os lugares. Entendo também que nem todos possuem as mesmas oportunidades de aprender Design e descobrir novos recursos. E é por isto que o DMV existe: design de qualidade para todos!

Assine o Mão de Vaca News e receba nosso conteúdo em primeira mão, de vaca.

Parceiros